quinta-feira, 10 de julho de 2008

15 - Música Erudita na Caixa Cultural em única apresentação

Os eventos musicais freqüentemente apresentados no Teatro da Caixa agradam a diversos gostos. Depois de receber ritmos como MPB, samba, rock e pop, a Caixa Cultural traz a Brasília sua primeira apresentação de música erudita do ano. O grupo QuartaD sobe ao palco do Teatro da Caixa para única apresentação no dia 15 de julho, a partir de 20h.

Para o concerto em Brasília, o QuartaD preparou duas peças. Quarteto para o Fim do Tempo, do compositor francês Olivier Messiaen, considerada uma das mais importantes do repertório camerístico do século XX, e História do Soldado, em sua versão instrumental reduzida para trio (clarinete, violino e piano), do compositor russo Igor Stravinsky.

As peças foram compostas em períodos conturbados da história mundial. Igor Stravinsky escreveu sua obra ao fim da Primeira Guerra Mundial, quando estava exilado na Suíça. Olivier Messiaen, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano, escreveu sua peça num campo de concentração na Silésia (Polônia), durante a Segunda Guerra, quando os músicos prisioneiros dispunham de instrumentos precários para a execução da peça.

O grupo QuartaD é formado por Luis Afonso “Montanha” no clarinete, Luiz Amato no violino, Raiff Dantas Barreto no violoncello e Paulo Braga ao piano. Os músicos se juntaram em 2002 durante as apresentações da ópera de Arrigo Barnabé e Tim Rescala. Desde então, têm se apresentado em diversos festivais e teatros, como o Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas, Festival Música Nova, Theatro São Pedro e Teatro do Sesc Belenzinho (SP).

Ingressos para os espetáculos: R$ 10,00 e 5,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, empregados Caixa, professores)

Classificação etária: livre

Nenhum comentário: