terça-feira, 1 de julho de 2008

10 a 13 - Teatro da Caixa conta histórias do mestre de capoeira Besouro Cordão-de-Ouro

Durante quatro dias, a Caixa Cultural se transforma em uma grande roda de capoeira. Desembarca em Brasília o premiado musical Besouro Cordão-de-Ouro, eleito pela temida crítica de teatro, Bárbara Heliodora, como um dos dez melhores espetáculos de 2006 e vencedor, em 2008, do Prêmio Shell de melhor música do ano. De 10 a 13 de julho, atabaques, berimbaus, pandeiros e caxixis tomam o palco do Teatro da Caixa nas apresentações do espetáculo e em dois workshops gratuitos sobre capoeira.

Besouro Cordão-de-Ouro é o primeiro texto para teatro de Paulo César Pinheiro, um dos maiores compositores brasileiros. O musical é uma homenagem a Manuel Henrique Pereira (1897-1924), o Besouro Cordão-de-Ouro ou Besouro-Mangangá, maior capoeirista de todos os tempos da Bahia e Exu Kerekekê dos candomblés baianos. De maneira lúdica, o espetáculo mostra a trajetória, a filosofia, a prática e a música do mestre Besouro. Sua vida é contada em música e nas histórias de outros mestres capoeiristas como Canjiquinha, Bimba, Barroquinha, Caiçara, Budião, Rosa Palmeirão, Dora das Sete Portas e Pastinha.

Com direção geral de João das Neves e direção musical de Luciana Rabello, Besouro Cordão-de-Ouro conta um pouco da história do Brasil e da nossa formação, com raízes culturais na música, na dança e no ritual. A música Lapinha, escrita por Paulo César Pinheiro a partir de verso composto por Besouro, dá mote ao musical. A canção ganhou oito novos versos destinados a cada personagem do espetáculo. Além disso, Pinheiro preparou dez novas composições, uma para cada toque do berimbau: Jogo de Dentro, Jogo de Fora, São Bento, Angola, Cavalaria, Benquela, Barravento, Iúna, Samango, Santa Maria e Besouro.

Besouro Cordão-de-Ouro já recebeu indicações ao Prêmio Contigo de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo Musical Brasileiro e Melhor Cenário; e, ao Prêmio Shell de Melhor Direção, Música e Cenário, vencendo na categoria melhor música do ano de 2008.

Nos dias 10 e 13 de julho (quinta-feira e domingo), os atores do musical ministram, das 10h ao meio dia, workshop gratuito sobre capoeira. (Inscrições gratuitas pelo telefone 3206-9752)

Horários:
- quinta e sexta (dias 10 e 11), às 21h;
- sábado (dia 12) às 18h e 21h;
- domingo (dia 13) às 20h.

Ingressos para os espetáculos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, empregados da Caixa)

Classificação Etária: não recomendado para menores de 14 anos

Nenhum comentário: